O Mercado da Internet

O Mercado da Internet

2266
0
SHARE
O termo “Mercado” tem sua origem nos antigos locais na Idade Média onde compradores e vendedores se reuniam para trocar e comercializar produtos. Atualmente o termo pode ter significados distintos como “mercado financeiro” “mercado internacional” “mercado da soja” entre outros, indicando um conjunto de compradores e vendedores de um determinado produto.
Do ponto de vista do Marketing, um mercado representa o  “conjunto de compradores reais e potencias de determinado produto”, ou seja,  o mercado é composto por todas as pessoas dentro de um espaço geográfico que já consomem o produto que vamos oferecer, ou que podem vir a consumi-lo. Trazendo o conceito para a Internet, podemos considerar que o mercado global para o e-commerce é composto pelos internautas que já realizam compras ou que podem vir a fazê-lo, tendo em vista que possuem acesso a Internet. No caso brasileiro isso significa cerca de 50 milhões de internautas, o que, convenhamos, representa uma quantidade expressiva de consumidores.

Segmentação de Mercado.

Para a maioria dos empreendedores, todo o mercado é muito amplo, então deve-se definir com clareza o segmento de mercado em que se pretende atuar. Normalmente um mercado pode ser subdividido em diferentes grupos de consumidores que possuem características semelhantes. Existem diversas maneiras de segmentar o mercado, o quadro abaixo mostra algumas delas.

SEGMENTAÇÃO NO MERCADO – VAREJO (B2C)

DIVISÃO

VARIAVEIS

EXEMPLOS

GEOGRÁFICA

PAIS
REGIÃO
ESTADO
MUNICIPIO

Brasil
Sudeste, litoral.
São Paulo
Brasília

DEMOGRÁFICAS:

IDADE
SEXO
RAÇA
ESCOLARIDADE
RELIGIÃO
RENDA
PROFISSÃO, Área

18 a 35 anos
Feminino
Negra, Nipônica.
Graduação
Católica, Evangélica.
Acima de 10 SM
Médicos

PSICOGRÁFICA

CLASSE SOCIAL
PERSONALIDADE

“A” e “B”
Empreendedores

Note que a segmentação geralmente ocorre cruzando-se mais de uma variável, por exemplo: uma determinada loja virtual vende produtos de beleza direcionados às mulheres, brasileiras e de raça negra.  Esse é o público que será o alvo de todo o esforço mercadológico da loja virtual. A definição clara de quem é o público-alvo é de fundamental importância para o sucesso do empreendimento e deve ser feita já na fase de planejamento. A partir dessa definição, toda a comunicação da loja virtual, a abordagem utilizada, o visual do site, os atributos dos produtos oferecidos, entre outras variáveis, deverão ser trabalhados tendo em vista o perfil do público que se pretende atingir, mesmo que posteriormente sejam necessários ajustes para atender segmentos diferentes do planejado. No próximo artigo seguiremos com o assunto abordando nichos de mercado e posicionamento da empresa.

LEAVE A REPLY