Meios de pagamento nas Lojas Virtuais

Meios de pagamento nas Lojas Virtuais

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Uma decisão importante a ser tomada pelo lojista virtual, refere-se aos meios de pagamento que serão disponibilizados aos clientes. Decisão que deve ser tomada logo no início das atividades da loja virtual.  

Normalmente, são necessários quatro personagens para que uma transação on-line seja efetivada do ponto de vista financeiro: o lojista vendedor; o cliente comprador; um fornecedor da solução de pagamento utilizada, como a operadora de cartões de crédito, e, finalmente, uma instituição bancária. Paro o gerente de Loja Virtual, éimportante uma escolha criteriosa dos parceiros financeiros e  meios de pagamento mais adequados ao seu negócio. Na verdade, o critério que deve nortear essa decisão é: como posso facilitar a compra ao máximo para o meu cliente oferecendo alternativas de pagamento seguras e ágeis? Boa parte das vezes, isso significa a necessidade de contratação de três instituições.

Atualmente, a disponibilização do bancário ainda é necessária porque uma parcela dos compradores on-line não possui o cartão de crédito. 

Além disso, muitas pessoas que o possuem têm receio de utilizá-lo nas compras on-line. Os cartões de crédito, por sua vez, também são fundamentais como alternativa de pagamento tendo em vista que mais de 2/3 das compras on-line são realizadas por esse meio. Isso implica na contratação das operadoras de cartão de crédito. Felizmente, para o pequeno empreendedor já existe também a alternativa dos integradores de meios de pagamento. São empresas que fazem a intermediação entre o sistema da loja virtual e o das operadoras de cartão. Utilizando-se os integradores elimina-se a necessidade de negociação com as operadoras de cartão e com bancos, o que embora tenha um custo é vantajoso para o empreendedor.  

Meios de pagamento bancários

Os bancos também oferecem soluções mistas de recebimento, aos seus clientes comerciantes que tenham interesse em vender pela Internet. O Itaú possui a plataforma Shopline, o Bradesco o sistema Shopfácil, o Banco do Brasil por meio do BB Office Bank,  além de um pool de diversos outros bancos que atuam por meio da solução Cheque-eletrônico.com Basicamente todas essas plataformas disponibilizam uma cesta de opções de pagamento que geralmente inclui:

  • Impressão de boleto para pagamento em qualquer banco
  • Cartão de crédito com a bandeira do banco fornecedor
  • Pagamento à vista por transferência eletrônica para clientes com conta no banco fornecedor da solução
  • Possibilidade de financiamento da compra, também, para os clientes do banco

Note que, mesmo nessa solução mista, você vai ter que contratar as operadoras de cartões para atender os seus clientes cujos cartões são de outros bancos. De qualquer modo, como sua loja virtual vai necessitar de uma conta bancária, qualquer que seja a forma de pagamento disponibilizada, vale a pena utilizar uma plataforma diversificada de pagamentos. Assim você estará gerando mais facilidade para a parcela de seus clientes que também forem clientes do mesmo banco.

Existe outro fator, também importante, a ser considerado. Os bancos que oferecem a exposição da loja em seus shoppings virtuais possibilitam o acesso a uma grande quantidade de clientes potenciais, além de transferir uma dose de credibilidade ao seu negócio. São benefícios que valem a pena, embora, todos  nós saibamos, tudo tem o seu preço.

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