Um trilhão de páginas! Haja marketing digital

Um trilhão de páginas! Haja marketing digital

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Um trilhão! Este é o número de páginas da Web indexadas pelo Google, segundo informações da própria empresa.  Mas vamos ser conservadores e imaginar que o número real seja apenas um por cento disso, ou seja, dez bilhões de páginas! Mesmo assim, é uma quantidade gigantesca, o que nos leva a uma pergunta crucial: como os profissionais de Marketing Digital fazem para que um site seja encontrado em meio a esse oceano de concorrentes? Vamos ver quais são as principais estratégias de Marketing Digital e seus prós e contras..

Otimização para os sites de busca – SEO

Essa continua a ser a mais importante e a mais barata forma de divulgação no Marketing Digital, afinal, quem mais poderia encontrar sua página em meio a bilhões de outras, senão um site de busca como o Google? A otimização de sites é trabalhosa e exige conhecimento, além disso, a competição pelo topo é cada vez mais intensa. No entanto, uma posição top 10 (primeira página) no Google pode significar milhares de visitantes por dia sem nenhum custo direto. Justamente por isso, o profissional de SEO é um dos mais procurados no mercado e tem seu trabalho muito bem remunerado.

E-Mail Marketing

O uso do email continua sendo a atividade preferida dos internautas e um bom trabalho de email marketing pode trazer muitos visitantes para o site. Apesar do famigerado spam que força os provedores a dificultarem o acesso ao usuário, o email marketing continua sendo uma estratégia fundamental de Marketing Digital. O envio regular de uma newsletter, por exemplo, traz um excelente retorno em termos de fidelização e branding.

Anúncios em Banners – pay per view 

A grande dificuldade de se anunciar nesse sistema é uma relação custo/benefício geralmente desfavorável para o pequeno anunciante. Essa estratégia passou a perder espaço para o sistema pay per click, mais vantajoso em termos de controle e de resultados.Anúncios em links patrocinados – pay per click
O sistema de anúncios PPC, pagamento por clique, como é o caso dos anúncios Google Adwords, representam a evolução dos anúncios na Internet. A estratégia tem como grande vantagem um melhor custo/benefício e uma grande facilidade de gerenciamento, mas pode não ser viável para produtos de baixo valor unitário ou de baixa taxa de conversão em razão da dificuldade de se atingir o ponto de equilíbrio entre o custo do clique e o lucro obtido com a venda.

Programa de afiliados

É uma ótima maneira de se gerar vendas e deve se consolidar no Brasil, assim como ocorreu em outros países. O empecilho ainda é a inexistência de software de gerenciamento de afiliados, ou provedores desse tipo de solução no mercado nacional.

Redes Sociais

É a mais recente novidade do marketing digital e faz todo sentido na medida em que as redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, My space, entre outras, são o ponto de encontro das pessoas na era da Internet. Mas é necessário ainda um tempo de maturação, com mais experiências bem sucedidas, para que se desenvolvam as melhores práticas no setor.
É importante frisar que uma mesma estratégia pode propiciar resultados diferentes, conforme o segmento de atuação e produtos comercializados, portanto, todas as estratégias devem ser testadas até se descobrir as mais viáveis em cada caso. O importante é que não faltam alternativas intessantes de marketing digital para que o empreendedor consiga trazer muitos visitantes para o seu site.

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