A implantação da Loja Virtual – II

A implantação da Loja Virtual – II

999
0
SHARE

Se você for um empreendedor que já conhece bem o seu produto e tem interesse em colocá-lo a venda pela Internet, sem perder tempo com a montagem da loja, uma solução de loja virtual terceirizada, pode ser o seu melhor caminho.  O nome dado pelo mercado aos fornecedores de serviços e soluções de software é ASP – Aplication Service Provider . São empresas que oferecem a utilização e a manutenção do software necessário para rodar seu negócio. No caso da loja virtual, embora haja diferenças de um fornecedor para outro, você estará contratando a utilização de uma loja virtual completa, com o carrinho de compras, sistemas de gerenciamento, interfaces com bancos e operadoras de cartões, entre outras aplicações. Isso significa  que você pode simplesmente colocar no site os seus produtos com imagens e preços, escolher a fachada que deseja utilizar, bem como os meios de pagamento que serão disponibilizados, e começar a vender, sem grandes contratempos. 

É importante ressaltar que a relação contratual com bancos e operadoras de cartões de crédito continua sendo de responsabilidade do lojista, embora o fornecedor da solução seja uma espécie de facilitador dessa contratação. As vantagens de um fornecedor ASP são a agilidade na implantação da loja, a utilização de uma solução já testada e utilizada, deixando a preocupação com a manutenção e atualização do software da loja com o fornecedor, isso, partindo-se da premissa da escolha de um bom e sério parceiro comercial.  Como você já esperava, essa facilidade significa mais custos. Algo como 150 a 500 Reais por mês, além de uma taxa inicial de implantação que pode variar de zero a  5 mil Reais dependendo do grau de sofisticação e personalização da loja.    

Os Shoppings Virtuais

Shoppings virtuais são uma variante da solução terceirizada. Nesse caso, você recebe, além da infraestrutura, a exposição  de sua loja em um portal de compras, juntamente com diversos outros lojistas. Um shopping virtual oferece, além dos recursos disponíveis em uma solução ASP tradicional, benefícios mercadológicos importantes como a exposição a um grande fluxo de clientes e eventualmente, a associação de seu negócio a uma marca já consolidada como IG, CORREIOS ou BRADESCO.  As lojas que fazem parte do Shopping Virtual compartilham os sistemas de hospedagem, pagamento e segurança oferecidos, além de diversos outros serviços como: suporte aos diversos meios de pagamento, promoções, gerenciamento de clientes, relatórios de desempenho, e até apoio na distribuição dos produtos.

O que torna muito mais fácil a vida do lojista.  Um aspecto interessante é que sua loja pode fazer parte de um shopping virtual, mesmo sem estar hospedada no mesmo servidor. Por meio de um link no Shopping, o cliente chegará até o site, em um processo que é transparente para o visitante. No que se refere ao custo, ele varia conforme o grau de exposição de sua loja, ou seja, quanto mais pessoas olharem os anuncios de sua loja virtual, maior a sua despesa mensal.

Como vimos, neste artigo e no anterior, o empreendedor possui diversas alternativas no que se refere a hospedagem e desenvolvimento da loja. A tendência é que haja uma gradativa melhora no padrão de serviços prestados, além de uma diminuição no custo, tendo em vista o ampliação da concorrência. É interessante uma análise das características de seu negócio, assim como da disponibilidade de recursos, para se escolher a opção mais vantajosa. Além disso, uma boa pesquisa e análise dos inúmeros fornecedores dessas soluções, é imprescindível para se evitar problemas futuros.

LEAVE A REPLY