O que é KPI – Indicador chave de desempenho?

O que é KPI – Indicador chave de desempenho?

1249
0
SHARE

No mundo cada vez mais competitivo do ecommerce, o bom desempenho das empresas e dos profissionais que a compõe se torna fator determinante para o sucesso. Mas como medir o desempenho?

Utilizando-se os resultados obtidos e métricas que indiquem a evolução positiva ou negativa desse resultado. Normalmente são utilizadas taxas ou percentuais que medem com mais clareza a evolução de algo em determinado período de tempo.

Exemplos de métricas são: a evolução mensal na visitação do site, no volume de vendas, nos índices de abertura de e-mails, na taxa de cliques realizadas nos disparos de e-mail, entre infindáveis outras.

KPIs é a abreviatura de Key Performance Indicator e cuja tradução livre seria: Indicador Chave de Desempenho. KPIs são métricas particularmente importantes para uma empresa porque estão relacionadas de alguma forma aos objetivos globais ou específicos que ela deseja atingir. Em outras palavras, a KPI é a métrica mais precisa de como está o desempenho da empresa naquele aspecto que mais preocupa ou que é mais relevante aprimorar.

Exemplos de utilização de KPIs

Vamos imaginar uma empresa cuja preocupação central seja a quantidade insatisfatória de vendas em sua loja virtual. A empresa inicia uma série de mudanças no site como melhora na usabilidade e na segurança, imagens de produtos com melhor qualidade, inclusão de ferramentas estimuladoras de vendas, entre outras. Nesse caso, uma boa KPI seria a de taxa de conversão dos visitantes em clientes, ou seja, de cada 100 visitantes, quantos estão realizando compras?

Ao longo do tempo, na medida em que as alterações no site sejam realizadas, espera-se que a taxa de conversão aumente. Esse fato indicará se as ações realizadas na loja virtual foram bem sucedidas, em que medida isso ocorreu e se a meta de conversão foi atingida no prazo estabelecido.

KPIs devem ser métricas quantificáveis, caso contrário, não conseguirão refletir com clareza o desempenho.

Além de ajudar os gestores na avaliação de resultados e tomada de decisões, as KPIs tem uma função estratégica. Elas servem para transmitir com mais clareza a todos os envolvidos no processo o que se pretende atingir, funcionando como uma espécie de prêmio a ser alcançada, podendo até ser associada a alguma recompensa em função de resultados alcançados.

Quando pensar em melhorar o desempenho de sua empresa em qualquer setor, utilize sempre uma boa KPI. Ela vai ajudá-lo a focar melhor e alcançar o seu objetivo.

LEAVE A REPLY