Quando utilizar, ou não, o Google Adsense

Quando utilizar, ou não, o Google Adsense

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O Google Adsense é o sistema de gerenciamento de anúncios em sites e blogs disponibilizado gratuitamente pelo Google. Embora o Adsense seja uma ferramenta extremamente útil para editores que desejam gerar ou ampliar as receitas com a venda de espaço publicitário, não é uma solução recomendada para qualquer tipo de site. Vamos ver em quais perfis de site o Google Adsense deve ou não deve ser utilizado.

O Google Adsense em Lojas Virtuais

Lojas Virtuais são sites de e-commerce caracterizados pela existência de uma vitrine e um carrinho de compras. Em princípio o Google Adsense pode funcionar em qualquer tipo de site, o que inclui uma loja virtual. No entanto, considero um contra-senso inserir anúncios em uma loja virtual pelo seguinte motivo: uma loja virtual tem como objetivo levar o usuário a realizar a compra. Isso significa que todo o site deve ser preparado para que o visitante adquira o produto desejado da maneira mais ágil e prática possível. Já na utilização do Google AdSense o objetivo é gerar receita por meio do clique em um anúncio, o que torna os objetivos conflitantes, pois se o clique ocorrer haverá a saída do visitante e a venda não será realizada. Além disso, mesmo que não haja o clique, o anúncio pode causar uma dispersão do comprador, também prejudicando a venda.  Moral da história; se o seu objetivo for vender produtos, não utilize o AdSense. No entanto, se o objetivo for gerar receita através de anúncios em sites de conteúdo ou blogs, ai sim, o Google AdSense torna-se uma poderosa ferramenta.

O Google Adsense em Sites de Conteúdo

Sites de conteúdo são sites focados em um tema ou público específico, que pode ser qualquer coisa como: jardinagem, economia, culinária, futebol, artes, turismo, e uma infinidade de outros assuntos de interesse. Nesses sites, o internauta encontra informações, fóruns de debates, dicas úteis, além de poder interagir com outras pessoas de interesse semelhante, sempre em torno de um tema central. No início da Internet, os sites de conteúdo eram tão badalados quanto às lojas virtuais, mas com a quebra generalizada de empresas “pontocom”, ocorrida em 2000, eles se tornaram as principais vítimas do descrédito em relação ao e-commerce. Agora, com o AdSense, esse tipo de site recebe um grande impulso, uma vez que é extremamente fácil para um editor publicar, encontrar os anunciantes e expor os anúncios na web. O modelo de negócio dos sites de conteúdo é relativamente simples e envolve as seguintes etapas: publicação de conteúdo de qualidade; geração de tráfego com perfil homogêneo; captação de anunciantes e exposição de anúncios relacionados ao tema do site. O Google Adsense cuida justamente das duas últimas partes: a captação de anunciantes e o gerenciamento dos anúncios publicados por meio de um sistema de fácil utilização, liberando o editor para o seu Core-bussines que é a geração de conteúdo de qualidade.

O Google Adsense em Blogs

Blogs também oferecem conteúdo, mas são editados em ambientes mais limitados em termos de criação que os sites de conteúdo, utilizando-se ferramentas como o Blogger, WordPress, entre outros. Os Blogs são excelentes ferramentas de comunicação em razão de sua facilidade de publicação e de atualização. Por meio deles, qualquer pessoa com acesso a Internet pode publicar conteúdo acessível a milhões de pessoas por um custo operacional próximo de zero. Atualmente, vê-se uma renovação dos blogs, com excelentes profissionais da mídia e também grandes empresas utilizando essa ferramenta para acessar de forma rápida e direta o seu público alvo. No entanto, até pouco tempo os editores de blogs, os chamados blogeiros, tinham grande dificuldade em obter algum retorno financeiro de sua, às vezes, enorme visitação. É justamente ai que entra em cena o AdSense ao trazer e publicar os anúncios automaticamente no Blog e cuidar do recebimento das receitas e transferência de um percentual ao editor.
Um aspecto importante do Google Adsense é que o sistema não impede que o web-site utilize também outras fontes de receitas como anúncios pagos por exposição, sistemas de afiliados, espaço para patrocínios, e assim por diante. O editor determina a forma e onde em seu site ele deseja que os anúncios sejam publicados.

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