Gestão financeira para loja virtual

Gestão financeira para loja virtual

0
SHARE
Gestão financeira para loja virtual
Gestão financeira para loja virtual

Leia nesse artigo sobre Gestão financeira para loja virtual e como isso pode ajudar a vender mais

Não só no mundo físico os negócios podem não dar certo se não houver uma gestão financeira. Os negócios de lojas virtuais também podem se tornar um fracasso sem um bom sistema, que tenha eficiência e que possa gerenciar financeiramente o negócio.

Ao manter uma loja virtual, o empreendedor deve procurar um bom sistema de gestão financeira que dê suporte ao funcionamento global do empreendimento.

Esse sistema deve contemplar as compras, os custos que sempre existem, a logística, o controle de estoque, contas a pagar (caso haja) e controle de recebimentos através dos meios escolhidos, como PayPal, cartão de crédito ou débito e boleto bancário, entre outros.
8 dicas para montar um loja virtual

A ferramenta de gestão financeira deve ser confiável para que forneça, todos os dias, os relatórios essenciais para o gerenciamento do negócio. O empreendedor digital deve saber a todo momento quais são os resultados, quais são suas margens de lucro, como estão indo os investimentos em divulgação e como está sendo o retorno desse investimento.
Webnário para montar loja virtual

Se você é dono de uma loja virtual, sabe que manter esses controle não é tão simples. Caso fosse uma loja física, pequena, num bairro qualquer de sua cidade, você até poderia manter esse controle com um caderno e uma caneta, mas no mundo virtual as coisas se tornam diferentes, você tem contato não somente com pessoas conhecidas, mas com pessoas do mundo todo e deve investir também na tecnologia para garantir o seu bom gerenciamento.
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME

Veja, a seguir, como você pode ter uma boa gestão financeira de sua loja virtual:

1. Mantenha uma plataforma confiável

Na internet você pode encontrar diversos tipos de plataforma para sua loja virtual, de diferentes tamanhos e valores. Ao escolher sua plataforma, pense no crescimento da empresa e em como essa plataforma poderá atendê-lo no futuro.
Baixe e-book de como capturar e-mail

Procure uma plataforma que não vai deixar você na mão, principalmente quando tiver maior número de acesso, podendo atender a todos sem sofrer interrupções.
Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto

2. Sistema de gestão financeira

O sistema de gestão financeira escolhido para sua empresa deve lhe fornecer todos os relatórios, com todos os custos e com todos os resultados para que você tenha total controle sobre sua loja virtual. Um bom sistema de gestão financeira que atenda a todas as necessidades, sempre oferece funcionalidades de expansão para que você tenha esse controle.
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja

3. Atualize seu planejamento constantemente

O planejamento estratégico de sua loja virtual não deve ser feito somente no início do negócio. Ele deve ter metas e objetivos dentro de sua gestão financeira para alcançar sempre patamares mais altos. Use os dados gerados pelo sistema de gestão financeira para inserir no seu planejamento estratégico e entender como deverá agir nos próximos meses para fazer o seu negócio crescer com segurança.
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

4. Tenha em ordem o controle de estoque

O sistema de gestão financeira deve oferecer um controle de estoque criterioso e real. Ao escolher o seu sistema, pense também nisso para não perder qualquer venda em virtude qualquer erro nos registros. Pense que, quando você perde uma venda, quem está perdendo é o seu empreendimento, que fica sem o cliente e perde a credibilidade.
Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado

5. Controle seu fundo de reserva

Não pense que por ser um negócio virtual você não irá precisar de um fundo de reserva. Sua gestão financeira deve contemplar também este item, que servirá para atender novas compras, pagar suas contas da loja virtual e manter em dia o funcionamento de sua loja virtual.
Aprenda como usar o CANVAS

6. Analise sempre os relatórios

O sistema de gestão financeira deve fornecer relatórios detalhados sobre o andamento do seu negócio virtual, mas faça bom uso deles. Evite relatórios extensos e complicados, procure os que informam sobre o andamento do negócio, como um ranking de produtos mais vendidos e um demonstrativo de resultados, que são relatórios que não podem faltar.
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

7. Mantenha controle sobre custos

Um negócio virtual, certamente, possui muito menos custos do que um negócio estabelecido numa loja física, mas isso não quer dizer que você não deva manter o controle sobre eles. Seja em contratos com empresas de transporte, seja na manutenção de contas de internet e computador, sempre tenha tudo sob controle. Um bom sistema de gestão financeira é capaz de manter os custos sob controle.
7 dicas para começar a usar o Youtube

8. Controle o preço de custo e o preço de venda

Um dos pontos essenciais para sucesso em negócios virtuais é a competitividade. Você sempre precisa saber o preço oferecido pelos concorrentes para se tornar competitivo na internet. Todo o controle de gestão financeira pode lhe dar resultados que lhe possibilitem reduzir os preços, mesmo que tenha um lucro menor. No entanto, quando você vende mais do que seus concorrentes, conseguirá um lucro global maior.
Saiba se seu site está otimizado

9. Cuidado com as retiradas

Lembre-se que, mesmo sendo um empreendedor individual, você é dono de um negócio e, na sua gestão financeira, deve sempre separar o que é da empresa e o que é pessoal. Se pensar que todo o lucro pode ser retirado, você não terá sucesso em seu empreendimento. Mantenha suas retiradas dentro do patamar permitido pelo lucro da empresa para não prejudicar seu negócio.
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing

10. Faça um controle de vendas eficaz

O controle de gestão financeira deve lhe fornecer relatórios diários de vendas para que possa estabelecer suas estratégias de marketing online. Sempre que verificar qualquer queda nas vendas, analise os relatórios e busque os meios para que as vendas voltem a subir.
Baixe e-book para datas comemorativas

Concluindo

A gestão financeira é crucial para qualquer tipo de negócio, seja físico ou virtual, e você deve manter o controle total sobre o movimento de seu empreendimento digital. Se você não tem conhecimento de gestão, procure fazer um curso aprofundado sobre o assunto e veja o que pode ser melhorado no seu empreendimento para que você não sofra com os altos e baixos da economia.

Coloque em práticas as recomendações que fornecemos neste artigo e busque garantir cada uma das operações de gestão financeiras, tornando seu negócio lucrativo e próspero. Lembre-se do ditado antigo, anterior mesmo aos tempos da internet: os olhos do dono é que engorda os porcos. Ele ainda é válido, inclusive para o mundo virtual.

LEAVE A REPLY