Já é possível ganhar dinheiro, e se divertir, com um site ou...

Já é possível ganhar dinheiro, e se divertir, com um site ou blog

5202
0
SHARE

A Internet já conta com tantas páginas publicadas que é impossível se chegar a um número exato. E a cada minuto novas páginas sobem para fazer parte desse universo. Para a maioria das pessoas, publicar algo na Internet é apenas uma diversão, ou hobby, mas é possível compatibilizar isso com algum ganho financeiro, que se não é suficiente para deixar ninguém rico, pelo menos dá para pagar a hospedagem, o desenvolvimento de um site simples e ainda sobrar algum extra. O caminho para gerar receitas é a utilização parcial do site para publicidade. É interessante notar que durante o boom da Internet, a maioria dos projetos tinha como modelo de negócio a geração de conteúdo e a venda de espaço publicitário e praticamente todos fracassaram, ou tiveram o modelo de negócio alterado drasticamente.

Então por que isso passou a ser viável agora, embora em dimensões mais modestas?

Existem três razões para isso, a primeira é que a Internet dispõe hoje do que se convencionou chamar de “massa crítica”, conceito emprestado da sociologia que significa a existência de uma quantidade de pessoas que possibilite a realização de determinada ação. No caso, trata-se da existência de internautas e consumidores on-line em número suficiente para alavancar os negócios na Internet. O Brasil já conta com cerca de 50 milhões de internautas e algo próximo a 17 milhões de consumidores on-line, número de pessoas mais do que suficiente para gerar negócios, benefícios e renda na web. A segunda razão é a maior facilidade para se montar um site e inserir publicidade Isso em decorrência da existência de ferramentas que possibilitam a qualquer leigo publicar sua página em questão de minutos, bem como da existência de inúmeros desenvolvedores de baixo custo. A terceira razão é a maior facilidade de se encontrar anunciantes e parceiros comerciais por meio de soluções como o Adsense ou Programas de afiliados.

Google Adsense e Programas de afiliados

O Adsense é a solução do Google que possibilita ao editor publicar anúncios em todas as páginas de seu site, simplesmente inserindo um código disponibilizado pelo software nessa página. O Google oferece a solução de gerenciamento, localiza os anunciantes, publica nas páginas determinadas e deposita a receita dos anúncios em sua conta bancária. Já um Programa de afiliados é uma solução oferecida por sites de e-commerce que buscam ampliar o seu alcance mercadológico por meio de sites parceiros. O editor escolhe um fornecedor de produtos compatível com o publico do site e que possua um sistema gerenciador de afiliados, cadastra-se e coloca em páginas selecionadas do site o anúncio desse fornecedor. O sistema vai registrar todas as vendas decorrentes do site afiliado e vai lançar a comissão em sua conta bancária no final do período combinado. As duas formas são interessantes para a geração de receitas e o melhor é que podem ser utilizadas simultaneamente.
A boa notícia final é que a competição entre os sites de e-commerce, tende a se acirrar fortemente na Internet. Isso significa que sites de conteúdo que ofereçam uma boa quantidade de visitantes com público homogêneo terão cada vez mais anunciantes interessados em seu espaço publicitário.

LEAVE A REPLY