title="eCommerce

Empreendedorismo


O que é empreendedorismo / empreendedorismo na Internet / incubadoras de empresas / empreendedorismo e capital de risco / características do empreendedor.



O empreendedorismo faz parte da índole brasileira. Segundo estudo publicado pelo jornal americano US Today  "Global Entrepreneurship Monitor"  o Brasil é considerado o país mais empreendedor do mundo, sendo o brasileiro um empreendedor nato.  O lado negativo do empreendedorismo é que os índices de mortalidade das PME - Pequenas e Médias Empresas no Brasil é elevadíssimo: segundo o Sebrae, 56% dessas empresas fecham as portas até o terceiro ano de vida. Entre as principais razões, destaca-se a falta de preparação do empreendedor para gerenciar com eficiência a sua empresa, insuficiência de capital, além de dificuldades pessoais do candidato a empresário.  

Conteúdo relacionado a empreendedorismo disponível no eCommerceOrg:

 

Empreendedorismo na Internet  

O surgimento da Internet representa uma nova onda de oportunidades para os empreendedores uma vez que o conhecimento sobre e-commerce ainda não está disseminado mesmo entre grandes empresas.  O empreendedorismo na Internet é mais viável ao pequeno empreendedor, na medida em se pode montar um negócio ponto.com com pequeno nível de investimento.   Você pode fazer o download gratuito de um ebook  sobre  empreendedorismo na Internet em: Empreendedorismo Web.

 

Empreendedorismo e incubadoras de empresas

Uma novidade positiva no Brasil são as Incubadoras de Empresas.  Organizações geralmente sem fins lucrativos que tem por objetivo apoiar a nova empresa e disseminar o empreendedorismo oferecendo infra-estrutura de apoio e assessoria ao empreendedor na gestão do empreendimento. Para um  empresa ponto-com  iniciante, as instalações físicas de uma incubadora não é tão imprescindível, mas a assessoria e principalmente o chamado "network" rede de contatos que a incubadora pode disponibilizar ao empreendedor tem valor estratégico importante.  Atualmente cerca de 12% das empresas incubadas são da área da Internet.  Na seção Incubadoras  você vai saber um pouco mais sobre esses "berçários de empresas" e o que elas podem fazer por você como empreendedor.

 

Emprendedorismo e capítal de risco

Mesmo levando-se em conta  que o empreendedorismo na Internet é viável com baixo volume de investimentos, é provável que em determinados momentos da existência da empresa seja interessante  por razões mercadológicas ou estratégicas, uma injeção de capital de terceiros.   Nesse momento é bem provável que o empreendedor  tope com as chamadas empresas de capital de risco que vão trocar um percentual  minoritário da empresa por algum valor em dinheiro, esperando vendê-lo alguns anos depois por um valor muitas vezes maior . Há poucos anos atrás, na fase da Internet eufórica , bastava  o empreendedor ter uma idéia criativa para obter muita gente maluca para ser seu sócio.  Hoje, felizmente para todos nós, esse quadro é diferente: o empreendedor necessita de um sólido e consistente Plano de Negócio ,  um projeto viável,  preferencialmente já em andamento, além de conhecimento do mercado e capacidade de tocar o negócio.  Na seção "Capital de Risco" você vai obter mais informação sobre os possíveis futuros sócios de seu empreendimento.

 

O que é um Investidor Anjo

Investidor anjo é a denominação dada ao investidor que atua na fase inicial do empreendimento, nas chamadas StartUps e que pode ser o caminho para os tão necessários recursos de uma empresa nascentes. Saiba um pouco mais sobre essa figura importante nos negócios, quem são, como podem ajudar em seu empreendimento, como encontrá-los. Tudo isso na seção: Investidor Anjo

 

Características do empreendedor

Um mau empreendimento na mão de um bom empreendedor pode até ser melhorado e sobreviver, mas na mão de um mau empreendedor, nem mesmo um ótimo negócio sobrevive. É por isso que o estudo, a pesquisa, o planejamento do negócio são fundamentais no empreendedorismo. É essa aliás,  a razão de existência deste site: preparar o empreendedor para implantar e dirigir com mais segurança seu negócio na Internet. Outro aspecto fundamental, só que mais difícil de ser trabalhado são as características pessoais do empreendedor que podem alavancar ou inviabilizar um projeto.  Veja sobre isso na seção Perfil Empreendedor

 

Empreendedor Individual

Trata-se de uma categoria que passou a fazer parte do sistema tributário do Simples recentemente, de forma a estimular o enquadramento legal e obtenção de benefícios tributários por determinadas atividades profissionais. Saiba mais na seção: Empreendedor Individual

 

 

twitter.



eCommerce - Copyright 2001 - 2008 - Todos os direitos reservados.