Edgerank, o Pagerank do Facebook

Edgerank, o Pagerank do Facebook

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Assim como ocorre com o PageRank, o algoritmo do Google que determina a relevância de uma página, o EdgeRank é o algoritmo do Facebook que determina qual é a relevância de um post. Ambos têm o mesmo objetivo: determinar o conteúdo de maior interesse do usuário para expor esse conteúdo com maior visibilidade ou frequência. A lógica é expor o conteúdo que o usuário deseja e assim estimulá-lo a continuar usando o Facebook, assim como faz o Google.

O que é um algoritmo?

O algoritmo nada mais é do que uma sequência de instruções seguida pelo computador para executar uma tarefa. No caso, a tarefa é avaliar e dar uma nota a cada postagem realizada, utilizando os critérios estabelecidos pelo pessoal do Facebook. Então, a questão central aqui é determinar quais são esses critérios para também considerá-los quando formos publicar algo no Facebook.

Naturalmente, estou me referindo aqui a publicações com objetivos comerciais e não posts pessoais com objetivo de espinafrar um amigo ou falar mal do governo, embora para o Facebook isso não faça diferença alguma.

 

O algoritmo do EdgeRank

Para facilitar, não se preocupe com todos esses “e” que aparecem na fórmula. Depois falo deles. Vamos ver o significado de cada uma das três variáveis:

edgerank

u – É a afinidade entre o usuário e quem publicou a mensagem. Exemplo: para as pessoas que têm um maior histórico de interação com a página, o post vai aparecer mais acima, no topo das publicações, e para outras sequer vai aparecer. É por isso que você vê mais posts de quem interage e que geralmente são seus amigos, ou páginas que frequenta.

w – É o peso que o Facebook dá ao tipo de postagem ( foto, video, link, texto, nessa ordem) e ao tipo de interação realizada pelos leitores do post.  Interações que exigem maior esforço ou valorizam mais a publicação têm mais peso para o EdgeRank. Exemplo: compartilhar vale mais que comentar; que vale mais que curtir; que vale mais que sorrir, até porque o Facebook não está vendo o seu sorriso. Pelo menos por enquanto…

d – Tempo desde a última interação. O facebook deseja colocar sempre novo conteúdo, substituindo os posts mais antigos. Assim, o EdgeRank dá um peso maior para publicações mais recentes e cujas interações ocorreram a um tempo mais curto. Exemplo: o post cuja última interação ocorreu há 2 minutos tem um peso maior nesse quesito que outro cuja última interação ocorreu há 2 horas.
Finalmente, o “e” que aparece na fórmula é simbólico. Ele vem da palavra “edge” que significa borda, fronteira, limite.  A ideia é que existe uma linha entre o usuário leitor e o usuário que publicou o post e que representa o grau de proximidade e interação entre ambos.
Isso significa que para ter resultado, suas postagens devem estimular o engajamento do usuário, ou seja, fazer com que ele interaja de todas as formas possíveis. Para isso, deve conhecer o seu público e publicar o que ele gosta. Quanto mais isso ocorrer, mais o Facebook vai expor o seu post.

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