Saraiva entra prá valer na briga digital dos ebooks

Saraiva entra prá valer na briga digital dos ebooks

1249
0
SHARE

Saraiva, uma das maiores empresas brasileiras no setor editorial e varejo, está lançando o seu eBook Reader chamado  “Lev”.  Trata-se de uma iniciativa que fortalece muito o posicionamento da empresa no efervescente mercado do livro digital. Com o Lev, a Saraiva abre um canal direto com seu leitor consumidor e segue a mesma trilha das grandes empresas internacionais como a Amazon, com o Kindle, Barnes and Noble com o Nook, entre outras.

Nas primeiras utilizações o equipamento causou uma ótima impressão. Tela anti-reflexo com resolução  muito boa, consegui ler bem na luz do sol; touch screen; bem fino (0,9 cm) e muito leve (190g).  Em termos de tamanho é menor que um tablet, (16,6×12 cm), mas o tamanho da tela é suficiente para uma leitura agradável, além de ser fácil de transportar.

Uma característica que chama a atenção é a usabilidade. Uma vez feito o cadastramento no sistema, baixar e ler os eBooks se torna uma  brincadeira de criança. E por falar nisso, parece incrível que um brinquedinho desses possa conter o equivalente a quatro mil livros.

Usar o equipamento me fez pensar que já estamos caminhando a passos bem largos em direção ao novomundo dos livros digitais, que já comentei em artigo anterior.

O preço para o modelo básico, é R$ 299,00, exatamente o mesmo do Kindle, seu concorrente direto. O Lev pode ler arquivos em ePub que é o principal formato aberto e também o PDF, ainda utilizado em boa parte dos ebooks disponíveis no mercado

Mas além dos aspectos técnicos, o grande fator positivo do lançamento do Lev  é o aumento do leque de opções por parte do leitor de ebooks. O próprio CEO do grupo Saraiva, Michel Levy, pontuou em sua apresentação que a estratégia de longo prazo da empresa esta focada no cliente e em oferecer a melhor experiência de leitura e compra. O que parece uma decisão inteligente na medida em que o mercado se expande e o leitor tem cadas vez mais opções de titulos e equipamentos de leitura.

A grande expectativa disso tudo é que a migração para os livros digitais ocasione um aumento no número de leitores e no hábito de leitura, principalmente entre os jovens já familiarizados com a Internet. A tecnologia facilita imensamente o acesso ao conteúdo e o custo de obtenção de um livro no formato digital é cada vez menor.

LEAVE A REPLY