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O e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa tanto para melhorar o relacionamento entre cliente e loja virtual, como para aumentar a conversão. Quando sua mensagem chega na caixa de entrada do cliente, ele lembra que a sua loja existe. Não é como uma loja física que ao passar naquela rua, ou na frente da loja o cliente lembra que quer comprar naquela loja. É uma loja virtual, então dificilmente os clientes acessam seu site por acaso, eles precisam lembrar que a empresa existe.

Uma ótima forma de fazer o cliente ter essa lembrança é enviando e-mails, trabalhando da forma certa você pode fazer com que seu e-mail marketing seja mais do que uma lembrança que a sua loja virtual existe. Seu e-mail marketing pode ser a sua conexão com seu cliente e possíveis clientes. Para você enviar e-mail marketing é necessário uma ferramenta que envie e-mails para muitos endereços. Jamais faça isso diretamente do seu e-mail.

Vantagens do E-mail Marketing

  • Resultados reais: você pode medir o resultado da sua campanha de e-mail marketing avaliando quantas pessoas abriram seu e-mail, quantas pessoas clicaram no seu e-mail, você também consegue saber quantas pessoas chegaram no seu site através do seu e-mail e quantas compraram. Ou seja, você pode medir todas as coisas e ir melhorando, primeiro gera mais abertura do e-mail, em seguida mais cliques/visitas no site e depois, mais vendas.
  • Facilidade de comunicação: envie seu e-mail marketing de um remetente que aceite respostas, então sempre que seus clientes tiverem necessidade eles vão saber que para entrar em contato com você, basta responder aquele e-mail. Não precisa de protocolos ou chamados, basta responder um e-mail e ter um atendimento. E a melhor parte disso tudo, você envia o e-mail marketing apenas para quem aceitou receber seus e-mail, então quem recebe seu e-mail marketing é porque quer receber. Isso torna sua audiência qualificada.

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e-Mail Marketing x SPAM

Quem envia e-mails sem autorização do destinatário, envia SPAM. Spam é empurrar algo que as pessoas não querem, se algúem não se cadastrar para receber sua newsletter, não envie seus e-mails para essa pessoa, quem não se cadastra, é porque não quer receber seus e-mails, fim. Quando você envia seu e-mail marketing apenas para quem aceitou receber, você tem uma audiência qualificada. O  spam é o mal uso do e-mail marketing.

Fique atento, você vai receber ofertas de listas e-mails de pessoas qualificadas para o seu negócio, comprar essa lista vai até parecer correto, mas não faça isso. O retorno é baixíssimo, para cada pessoa que ler seu e-mail, você terá duzentas pessoas zangadas com a sua empresa, além do risco de  ser barrado dos principais provedores e ter seu site tirado do ar. Enfim, não se iluda com o baixo preço dos e-mails, o custo do e-mail marketing através de Spam, acaba sendo muitas vezes maior do que o eventual benefício.

e-Mail Marketing que funciona – Opt-in

Opt-in é o processo no qual as pessoas consentem em receber sua comunicação e fornecem o seu endereço de e-mail. A diferença é fundamental, você está se dirigindo à pessoas que aceitam ouvir o que você tem a dizer e que, além disso, sabem que a qualquer momento podem fechar o canal de comunicação com um simples clique (opt-out). Em todos os e-mails que você enviar deve existir a opção se descadastrar, para não receber mais e-mails daquela lista.  O cliente não está bloqueando os e-mails enviados pela sua empresa, apenas saindo da sua lista de e-mail marketing.

Newsletter: a principal ferramenta do e-Mail Marketing

Uma newsletter é um boletim periódico enviado regularmente aos seus clientes e visitantes, através do e-mail. O objetivo da newsletter é manter o nome de sua empresa vivo na mente do cliente, além de apontar sempre o caminho para o seu site. Lembrando que para que o cliente queira abrir a sua newsletter ela precisa conter alguma informação do interesse do cliente, não apenas promoções. Podem ser dicas sobre como usar o produto, notícias do mercado do seu produto, por exemplo, uma loja virtual de moda, envia na newsletter as tendências da estação. Já um e-commerce pet shop, envia dicas de como cuidar dos seus bichinhos.

ETAPAS NA IMPLANTAÇÃO DO E-MAIL MARKETING

Você pode optar por terceirizar o programa de e-mail marketing, o que eliminaria muitas das etapas seguintes, porém levando-se em consideração os custos e o fato que os seus clientes são o seu patrimônio mais importante, provavelmente você desejará ter o controle total do processo. Para isso, as principais etapas são:

  1. Montar a infra-estrutura: Coloque no seu site campos de captura de e-mails para quem quiser receber seu e-mail marketing, pense em formas de fazer essa tarefa, de deixar o e-mail no seu site, ser interessante. Ofereça descontos, promoções exclusivas, conteúdos atrantes. Ofereça coisas que você realmente consiga entregar quando enviar sua newsletter. Essa também é a hora que você contrata a ferramenta de envio de e-mail.
  2. Montar as listas de e-mails: Agora é a hora de criar uma lista com todos os e-mails que as pessoas estão deixando no seu site. Se na hora que a pessoa cadastra o e-mail no seu site ela precisa responder alguma pergunta como masculino/feminino, loira/morena/ruiva/afro isso pode te ajudar a segmentar a sua lista. Assim você já vai separando, não vá enviar e-mail oferecendo shampo para pessoas carecas, nem bacon para vegetarianos. Se na hora que as pessoas deixam o e-mail no seu site não respondem nenhuma pergunta, você vai precisar usar outras formas para descobrir em qual lista cada e-mail se encontra, talvez uma breve pesquisa resolva. Dê forma alguma tente fazer isso adivinhando, em que tipo a pessoa se enquadra.
  3. Adquirir/Utilizar software de envio: No início a sua lista vai ser pequena, mas mesmo assim é necessário investir em um software de e-mail marketing. Mais que enviar para muitas pessoas ao mesmo tempo, essa ferramenta te permite ver quem abriu, quem clicou no seu e-mail. Você também pode fazer testes com assuntos de e-mails, onde o sistema envia para, por exemplo, 10% da sua lista os e-mails, 5% recebe com o assunto 1 e os outros 5% recebem com o assunto 2. Depois automaticamente, é enviado para os outros 90% da lista, o e-mail com o assunto que teve mais abertura.
  4. Criar conteúdo de qualidade: Não envie e-mails com promoções diárias, envie e-mails quando você realmente tiver algo para contar para os seus clientes, os produtos novos, o frete grátis nas compras acima de R$150. Não envie só produtos e promoções, envie conteúdos, mesmo que só um paragráfo, com algo que pode ajudar seus clientes. Esse conteúdo precisa ser condizente com o que você vende no seu site, não envie receitas se a sua loja virtual vende artigos esportivos.
  5. Fazer acompanhamento do e-mail marketing: Saiba se você está atingido os resultados, veja os números, taxa de abertura, cliques, descadastramentos. Pois assim você vai conseguir ir moldando seu e-mail marketing para cada vez mais ser exatamente o que o seu cliente precisa. Por exemplo, no dia que você enviou a foto de um gatinho, teve mais cliques no link do que no dia que você enviou a foto de um cachorro.

A arte de ganhar dinheiro com o e-mail marketing contém muitos testes, pois o que dá certo para uma loja virtual, nem sempre dá certo para outras lojas virtuais. Então você precisa ficar o tempo inteiro testando. Cada loja tem seu tipo de púbico e sua forma de se relacionar com ele. Teste layouts diferentes, conteúdos diferentes, e assim aos poucos você vai pegar o jeito e vai ter um púbico engajado que quer receber o e-mail da sua empresa.

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33 COMMENTS

    • Oi Jhonatan,

      Tudo bem? Que bom que gostou do texto. Dei uma olhada no seu site, não sou a favor de enviar e-mails para pessoas que não autorizam o recebimento, por isso não acho muito legal pegar o e-mail das pessoas por aí. Mas se está dando certo para você, que bom.

  1. […] Uma definição completa sobre o marketing pessoal pode ser aquela que o define como um conjunto de estratégias que são aplicadas de maneira planejada e correta, tornando possível que você venha a estipular um preço mais alto para sua imagem pessoal. Assim, traduzindo de forma simples, o marketing pessoal pode ser entendido como um valor que os outros atribuem a sua imagem, a aquilo que você externa – entenda bem, não é sobre quem você realmente é.O marketing pessoal não significa apenas buscar formas de se auto promover. […]

  2. […] Tenha sempre uma boa estratégia no seu e-commerce no marketplace, na sua maioria do marketplace são acessados por milhões de consumidores diariamente, sua marca fica mais forte seus produtos estarão à venda nos maiores e melhores shoppings virtuais com uma grande publicidade, sendo um baixo investimento e alto faturamento, aumento de visitantes em seus produtos, mesmo em comprar parcelas, seu recebimento é a vista, sendo equipados com tecnologias que evitam fraudes, são seguras e contam com SEO, marketing. […]

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  5. […]  E-mail: Um canal bem simples onde a pessoa pode responder a um questionário deixando sua preferência, dados, onde você pode enviar ofertas exclusivas para a pessoa usando o que ela visitou no site, usando uma tentativa de compra, envie e-mails pessoais utilizando o nome ou apelido que a pessoa usa, isso aproxima você do cliente e deixa a formalidade de lado como S.r., Sra. e tratando o cliente como amigo, isso traz confiança, envie e-mails em datas comemorativas como aniversario, ofereça desconto, brinde. Espaço para elogios, criticas, reclamações, informações também são bem-vindos em seu canal de loja virtual. […]

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  7. […] Técnicas de marketing e de divulgação adequadas, assim como o uso eficiente dos motores de busca podem alavancar o site de vendas. A utilização de vídeos para divulgação de produtos digitais também vem sendo explorado com sucesso, pois dão ideia de veracidade. O marketing do empreendimento precisa ser bem aplicado, como conteúdos interessantes, que proporcionem soluções e vantagens aos clientes. […]

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