A força avassaladora da conveniência

A força avassaladora da conveniência

1146
0
SHARE

São 6:30 da manhã em São Paulo e o táxi entra em uma das principais avenidas da cidade em direção ao aeroporto. Inacreditavelmente, mesmo nesse horário, o trânsito já apresenta sinais de lentidão devido ao excesso de veículos, e não é para menos, afinal, são mais de 5 milhões de automóveis tentando se deslocar ao mesmo tempo pelas ruas e avenidas de São Paulo. Segundo a CET, companhia de trânsito local, em algumas avenidas movimentadas, a velocidade alcançada pelos carros no horário do rush é, em média, 9,7 quilômetros por hora, o que representa quase a velocidade de uma carroça, que é de cerca de 8 km por hora. Você deve estar se perguntando: o que o problema de trânsito tem a ver com o e-commerce? A resposta é que esse caos urbano, anunciado há anos, representa um forte fator impulsionador dos negócios on-line. Isso por uma razão simples: para o consumidor é cada ver mais conveniente fazer compras sem sair de casa, gastando alguns minutos na Internet em vez de horas no trânsito. Afinal, por mais agradável que seja o ato de gastar dinheiro, ninguém, em sã consciência, sente prazer em passar horas dentro de um automóvel, trafegando em primeira e segunda marcha e respirando uma boa dose de poluição, somente para ir às compras.
A palavra-chave aqui é conveniência, a possibilidade de fazer algo de forma prática, fácil e cômoda, trazida pela Internet। Veja o exemplo das companhias aéreas: cerca de 90% das passagens são vendidas pela Internet. Qual é a razão para isso? Simples! A não ser que o viajante queira dar um passeio até o aeroporto mais próximo, é muito mais fácil, prático e rápido comprar a passagem sem sair de casa. Quer mais um exemplo! Quantas pessoas com acesso à Internet escrevem cartas hoje em dia? Quase nenhuma! A maioria absoluta prefere enviar um email, simplesmente para não ter que colocar o papel no envelope, selar, ir até a agência do correio mais próxima e aguardar uma semana para receber a resposta. Os românticos que me perdoem, mas as pessoas precisam e desejam a conveniência, pois ela é uma necessidade nesse mundo globalizado que exige tudo cada vez mais rápido. O trabalho a ser feito é para ontem, assim como a meta desejada, o negócio a ser concretizado, a viagem, a compra do objeto do desejo, o investimento que deve ser realizado, concluído e resgatado no momento certo…

Quase tudo precisa ser feito de maneira rápida e sem transtornos, pois a informação flui muito rapidamente demandando cada vez respostas e ações de nossa parte. Parece paradoxal, mas o fato é que quanto mais tecnologicamente evoluída se torna a nossa sociedade, menos tempo disponível nos sobra. Mas vamos deixar para os sociólogos a análise dessa revolução comportamental. O importante para nós empreendedores da Internet é que, cada vez mais, as pessoas buscam a conveniência do e-commerce para realizar as suas compras. Essa é uma das razões pelas quais o faturamento do varejo on-line cresce a taxas ao redor de 50% ao ano desde 2001. Portanto, ao encarar seu próximo congestionamento, não se desespere tanto, afinal isso vai impulsionar cada vez mais as vendas de sua loja.

LEAVE A REPLY