SHARE

Registrar um domínio na Internet, ou melhor, registrar vários domínios na Internet. Esta deve ser uma das primeiras ações tomadas pelo empreendedor, afinal, o domínio será a sua marca na Internet e é através dele que as pessoas chegarão até sua empresa. Para visitar seu site, seu cliente terá que digitar cada uma das letras de seu domínio, por isso, além de fazer rapidamente o registro, é importante escolher muito bem seu domínio na Internet, pois ele poderá facilitar ou dificultar todo o esforço mercadológico que será realizado por você. Abaixo, cinco aspectos de fundamental importância na escolha.

Cinco dicas preciosas para você escolher um bom Domínio na Internet:

1. O DOMÍNIO DEVE SER CURTO E SIMPLES:

Um domínio na Internet que tenha poucas letras facilita a memorização e diminui a possibilidade de erros de digitação. É o caso de: cade.com.br. Por outro lado, nem sempre uma palavra curta é simples. O domínio na Internet: schwart.com.br é curto mas não é nada simples.

2. O DOMÍNIO NA INTERNET DEVE SER DE FÁCIL COMPREENSÃO:

Grande parte da propaganda entra em nossa mente através dos ouvidos. Ouvimos o nome de um site no rádio, ao telefone, em uma conversa com amigos. Se o domínio for de difícil pronúncia, como vamos entendê-lo e gravá-lo em nossa memória? Palavras de origem estrangeira, como a do exemplo anterior, são ótimos candidatos a não serem entendidos. Não é o caso, por exemplo, do domínio: coca-cola.com.br oudanone.com.br que são domínios fáceis de pronunciar e entender. Para ser de fácil compreensão, um domínio na Internet não deve possuir excesso de consoantes e, se possível, possuir letras repetidas, como os dois exemplos acima que ajudam na memorização.

3. O DOMÍNIO NA INTERNET DEVE SER FÁCIL DE VISUALIZAR E DIGITAR:

Nem sempre o que se ouve é o que se escreve. Veja os casos abaixo:

Você ouve: Você precisa digitar:
Farmaerva pharmaerva.com.br
Eletrolux electrolux.com.br
“Inglish”  for all english4all.com.br

Alguém que ouça esses domínios e tente digitá-lo no computador vai encontrar dificuldades. Se a sua empresa está surgindo agora, fuja desse tipo de domínio. Agora, se sua empresa já é tradicional e tem uma marca conhecida, apesar de ruim para a Internet… é melhor contratar um consultor.

4. O DOMÍNIO NA INTERNET NÃO DEVE TER PROBLEMAS DE ACENTUAÇÃO:

Acentos trazem dificuldades adicionais aos domínios. Como os computadores são objetivos e não gostam de acentos, a linguagem das máquinas não os utilizam. Isso nos obriga a escrever os domínios sem os acentos criando dificuldades de pronuncia e memorização para esses nomes. Veja o caso do domínio:paodeacucar.com.br. Tente pronunciar o nome sem os acentos e isso fica claro.

5. O DOMÍNIO NA INTERNET DEVE ESTAR RELACIONADO AO PRODUTO:

Se o seu domínio tiver algum tipo de associação com aquilo que sua empresa oferece, será muito mais fácil para o seu cliente se lembrar de sua empresa. Veja se você consegue errar a atividade das empresas detentoras desses domínio:

viajo.com.br
arremate.com.br
investshop.com.br

Uma vez registrado, tome cuidado com:

– Palavras derivadas ou parecidas com seu domínio:

ingresso.com.br > < ingressos.com.br

Embora sejam domínios diferentes, com certeza, muita gente vai se enganar e ir para a empresa errada. Se você pretende investir para construir uma marca na internet não deve correr esse risco. Registre também o parecido e o direcione para o seu site. Além de eliminar uma possível dor de cabeça futura, você facilitará a vida de seu cliente distraído.

– Domínios .COM

abc-commerce.com.br > < abc-commerce.com

Com a diminuição dos preços e facilidade para registrar um domínio com a extensão “.com”, cada vez mais sites utilizam essa terminação o que tende a torná-la relativamente comum e facilitar mais ainda o desvio de seus clientes. A solução é registrar também o domínio “.com” e direcioná-lo para seu site. Além de ser precavido, você estará pavimentando uma eventual presença de sua empresa no mercado externo. O procedimento é simples e o custo é equivalente ao da extensão “com.br”.

Endereços Úteis:

Órgão responsável pelo registro de domínios no Brasil. Você pode verificar se o domínio que você pretende registrar está disponível e, caso não esteja, já realizar o registro. Não perca tempo pois milhares de novos domínios são registrados diariamente.
Órgão responsável pelo registro de Marcas de Patentes no Brasil. Mesmo tendo o domínio é conveniente registrar também a marca. No site você pode verificar a disponibilidade da marca e inclusive iniciar o processo de registro, que leva mais de dois anos.
SHARE
Previous articleMEIOS DE PAGAMENTO NO ECOMMERCE
Next articlePrograma de Afiliados

LEAVE A REPLY