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Compra Coletiva - nova estratégia de e-commerce

Compra coletiva na Internet é um sistema no qual anunciantes oferecem seus produtos com grandes descontos de forma a atrair os consumidores. A oferta é publicada e divulgada por um site de compra coletiva durante um tempo determinado e se, durante esse período, o número mínimo estabelecido for alcançado, todos os compradores recebem um cupom do site dando direito a compra com o desconto. A compra coletiva é a mais nova estratégia de promoção no e-commerce.  

Como funciona o sistema de compra coletiva

O processo pode se diferenciar um pouco entre um site de compra coletiva e outro, mas de maneira geral é simples: o comerciante contrata um site de compra coletiva para divulgar a sua oferta de produto com um expressivo desconto; o site de compra coletiva divulga a oferta para seus usuários cadastrados, que também ajudam a divulgar convidando conhecidos para as ofertas e os interessados começam a se inscrever. Quando se atinge o número mínimo de interessados, a oferta é validada e todos os compradores recebem um cupom para adquirir o seu produto com desconto.  A promoção continua até atingir o prazo de validade estabelecido. O sistema tem sido muito bem recebido pelos internautas por possibilitar a compra de inúmeros produtos a um preço muito especial o que traz um bom volume de compradores para os anunciantes. 

Vantagens da compra coletiva para o comerciante

A principal vantagem da compra coletiva para o comerciante é a possibilidade que alcançar consumidores que não atingiria em condições normais e trazê-lo para para conhecer o seu produto em promoção e, eventualmente adquirir outros produtos. Além disso a exposição da marca nos anúncios é interessante, bem como a possibilidade de se fidelizar os novos clientes e maximizar o resultado da campanha.

Sites que oferecem o sistema de compras coletivas

O sistema de compras coletivas é muito recente. Uma das primeiras empresas a utilizar o sistema foi o GroupOn, em 2008. Essa empresa já atinge um valor de Mercado superior a U$ 1,2 bilhão, o que é uma medida do sucesso desse modelo de negócio. No Brasil, já temos mais mil empresas atuando nesse mercado. Algumas delas são:  Groupon, Peixe Urbano, ClickOn, Imperdível, Oferta Unica....   

ETAPAS PARA DIVULGAR NO SISTEMA DE COMPRA COLETIVA

Escolher os produtos mais promissores para promoção

Para maximizar o retorno da oferta procure anunciar produtos que possa ser vendidos com um desconto expressivo, mas sem prejuízo para a empresa. Isso é mais fácil de fazer com serviços do que bens físicos. Além disso produtos de consumo geral tendem a ser mais sucedidos que produtos de nicho, tendo em vista o grande volume de audiência. A disponibilidade de produtos complementares àquele que está em promoção também é um fator que aumenta o retorno da campanha.

Contratar site de compra coletiva  

Acesse alguns dos sites que aparecem na lista acima e peça um orçamento. Procure contatar e orçar com pelo menos três empresas de diferentes portes e avalie as propostas. O valor cobrado pelas empresas geralmente varia de 30% a 50% do valor do bem e ainda não se estabilizou em um patamar de mercado.     

Definir os parâmetros da campanha de compra coletiva

Isso deve ser feito com a ajuda da empresa que tem experiência na realização das ofertas bem sucedidas.

Preparar-se para atender a demanda mantendo o padrão

Não é porque o produto foi vendido a um preço menor que o a qualidade do produto ou atendimento possam ser alteradas. O consumidor on-line não deixará de ser exigente só porque comprou com desconto. Além disso, os compradores decorrentes da promoção, são potenciais clientes para serem fidelizados, portanto devem receber o que a empresa oferece de melhor.  

Mais informações sobre Compra Coletiva

 




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