A COMPRA COLETIVA E O CONSUMIDOR

A COMPRA COLETIVA E O CONSUMIDOR

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Viramos o ano, mas o assunto compra coletiva continua na berlinda com muita gente querendo entrar no setor e muita gente com dúvidas. Vamos continuar abordando esse assunto sobre diferentes ângulos, desta vez, considerando o consumidor que é a peça mais importante do sistema de compra coletiva.

Perfil do consumidor no sistema de compra coletiva

Dados do Instituto Ibope-Nielsen indicam que no mês de setembro cerca de 5,6 milhões de Internautas visitaram pelo menos um site de compra coletiva. Isso significa algo próximo a 10% dos usuários ativos da Internet , percentual expressivo para um segmento tão novo.  Segundo a pesquisa, o público desses sites é predominantemente masculino (53,8%) e a faixa etária de maior concentração é entre 25 a 34 anos (38,3%). Esses dados divergem dos dados de clientes de sites de compra coletiva apresentados nos Estados Unidos onde a maioria absoluta é do sexo feminino e a faixa etária predominante é de jovens de 18 a 34 anos. Por outro lado, são compatíveis com o perfil do consumidor on-line brasileiro, de faixa etária próxima a detectada pela pesquisa e que até há pouco tempo era também majoritariamente masculino.

O que motiva a compra coletiva

A compra coletiva é uma típica compra por impulso. Compra por impulso refere-se à aquisição de algo cuja ausência não faria nenhuma falta ao consumidor e geralmente esta associada a produtos de menor valor ou produtos de oportunidade.  O modelo de compra coletiva junta um produto atrativo com um desconto expressivo e uma oportunidade com prazo certo para se extinguir. Tem-se assim a receita para uma venda bem-sucedida.  Esse fato não deve nos levar a conclusão que o consumidor de ofertas seja um consumidor descuidado, muito pelo contrário. Em geral, além de possuir uma boa formação trata-se de um consumidor crítico que sabe avaliar as boas ofertas e saberá questionar e procurar alternativas quando não estiver satisfeito.

Dicas para o consumidor de compra coletiva

  • A primeira dica é não se precipitar em sair comprando tudo o que aparece na caixa postal eletrônica. Todas as ofertas têm um forte apelo de urgência e elas são criadas para serem assim, mas existem excelentes ofertas, boas ofertas e simplesmente… ofertas. A chave é não se impressionar somente com valor do desconto ou outro aspecto isolado, mas se perguntar se aquele produto interessa de fato e, caso a resposta seja positiva, seguir em frente com as compra.
  • Ao adquirir um produto de um site de compra coletiva pela primeira vez, verifique o grau de confiabilidade do site considerando parâmetros como a existência de opções de pagamento; a existência de certificação digital das páginas de entrada de dados, bem como o visual e texto do site.
  • Em todas as compras, visite o site do comerciante, verifique pelas fotos se o ambiente lhe agrada e caso tenha duvidas sobre a oferta se informe pelo telefone ou email que devem estar disponibilizados no site. Eventualmente, se for possível, você pode se deslocar até o local para um reconhecimento antes de bater o martelo.
  • Leia com atenção as condições da oferta publicadas no site de compra coletiva. Às vezes, um pequeno detalhe pode levar uma oferta atrativa a tornar-se desinteressante. Verifique itens importantes como: validade do cupom; características do produto/serviço adquirido; locais e datas onde o produto poderá ser consumido; necessidade de reserva, entre outras informações relevantes.
  • Confirme o valor real do produto adquirido. Um desconto de 50% pode não ser tão interessante se você descobrir que o valor utilizado para o cálculo do desconto é muito acima do que o praticado no mercado.  Normalmente isso é fácil de verificar pela Internet. O sistema de compra coletiva é uma ótima novidade para o consumidor e para o comércio em geral, mas fique atento para escolher somente aquelas ofertas que sejam realmente vantajosas

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