SHARE

Leia nesse artigo dicas de como montar site de compra e venda

Aprenda que é possível lucrar com site de compra e venda e a como escolher a melhor plataforma e nicho de mercado

Ideias para ganhar dinheiro na internet não faltam e se você busca a sua independência financeira apostar em uma delas pode ser muito promissor. As lojas virtuais são cada vez mais comuns e uma oportunidade para vender um produto fabricado por você ou revender uma série de mercadorias.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

No entanto, existe outra maneira de gerar lucro com vendas e não precisam ser as suas. Um site de compra e venda, no estilo classificados online, também é um jeito promissor de obter sucesso ao criar um empreendimento virtual. É um serviço muito procurado pelos internautas e um campo que ainda pode crescer.

➜ Baixe E-book Gestão de e-commerce para PM

Há uma grande variedade de nichos no qual você pode investir, como em um site de compra e venda de móveis usados e outros produtos de segunda mão, o que em tempos de crise é uma ideia ainda mais promissora. Atualmente, muitas pessoas estão se desfazendo dos seus bens como forma de ganhar um dinheiro a mais.

➜ Baixe planilha de Análise de concorrência

Também é alto o número de pessoas que buscam por produtos usados, já que se trata de uma maneira de obter uma mercadoria sem gastar demais. Você pode ainda montar um site de compra e venda de carros usados, outra área com grandes chances de se obter êxito. Para ter uma ideia de como funciona esses sites é possível acessar os já existentes.

➜ Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios e não consegue vender

Embora haja grandes marcas de sites de classificados, você também pode conquistar uma parte do mercado consumidor ao contar com um diferencial ou mesmo oferecer o serviço em regiões do país onde esses sites maiores não possuem muita inserção. Conforme a sua ideia de site de compra e venda online o melhor, inicialmente, seja oferecer o serviço de maneira local.

➜ Como recuperar 30% dos Pedidos pagos por boleto e deposito

Dicas para site de compra e venda online

Existem diferentes maneiras para tornar os seus classificados virtuais rentáveis. Há os sites que cobram dos anunciantes uma taxa para publicarem o que desejam vender. Nesse caso, o valor pode ser pelo anúncio em si ou uma porcentagem sobre o valor da venda. Se você cobrar pelo espaço publicitário, a exemplo dos jornais, uma dica é contar com planos.

➜ Baixe E-book porque usar e-mail mkt em sua loja

Isto é, é possível oferecer ao seu cliente a opção de escolher um plano de cinco dias, por exemplo, para deixar o anúncio online por um valor X, ou 10 dias por um valor Y e assim sucessivamente. No entanto, para definir o período de cada plano e o valor do mesmo é importante sondar a concorrência para contar com um valor competitivo.

➜ Lista vip

O mesmo deve ser feito se a sua pretensão for a de cobrar uma porcentagem pelo venda, assim, você recebe o pagamento apenas se o produto for vendido. Ao acessar outros sites de classificados você pode conferir qual a estratégia usada pelos que possuem mais clientes.

➜ Baixe e-book Ferramentas de monitoramento

Outra dica para você que deseja apostar em um site de compra e venda de carros e outros veículos ou mesmo outros produtos é dispor do espaço para os interessados anunciar os seus produtos de forma gratuita. Basicamente, dessa forma, tudo fica mais simples, pois é preciso apenas ter uma plataforma que comporte os anúncios.

➜ Aprenda como usar o CANVAS

Se você cobrar pelo espaço publicitário ou uma porcentagem sobre a compra é preciso que a sua plataforma seja mais completa e permita todas essas operações. Além disso, você deve acompanhar as transações dos seus clientes e criar uma política do site, regras e mesmo interceder em caso de problemas entre compradores e vendedores.

➜ Aprenda como usar Google Analytics

Quando o seu site de compra e venda de imóveis, carros, etc, serve apenas para anunciar sem que você se envolva na transação a sua única preocupação é a de chamar cada vez mais usuários para o seu site. Nesse caso, para lucrar, você pode gerar renda através de programas de afiliados, como o Google AdSense.

Como montar site de classificados

Assim como na hora de criar uma loja virtual, quem deseja apostar em um site de compra e venda de motos, carros, móveis e demais produtos deve avaliar bem qual tipo de plataforma escolher para o seu negócio virtual. De acordo com a maneira como você vai oferecer o serviço aos seus clientes é preciso que a plataforma disponha de mais ou menos recursos.

➜ Veja dicas de como usar o Youtube

A ampla variedade de empresas que oferecem aluguel para e-commerce também é encontrada no momento de escolher a plataforma para o seu site de compra e venda online.

➜ Veja se seu site esta otimizado

Alguns prestadores de serviço contam, inclusive, com plataformas específicas para quem deseja ter um site de classificados no nicho imobiliário ou de outros segmentos.Dessa forma, você conta com um sistema contendo todas as opções para o seu negócio.

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

No entanto, para contratar esse serviço é preciso pagar por ele, sendo esse mais um motivo para você avaliar bem todas as opções disponíveis. Mesmo para um site de compra e venda de celulares, roupas, calçados, perfumes, entre outros, é possível encontrar opções gratuitas.

➜ Datas comemorativas

As plataformas open source, ou seja, de código aberto, que você mesmo pode montar de acordo com a sua preferência, desde que possua um pouco de conhecimento sobre o assunto, também pode suprir as suas necessidades. Caso você não domine a ferramenta pode contratar um profissional para desenvolver o seu site e depois ensiná-lo a como usar.

Essa alternativa pode ser até mesmo financeiramente mais viável. Uma dica é negociar com esse profissional o pagamento pelo seu serviço quando você começar e lucrar com o seu site

de classificados. Nessa hora, é preciso saber como negociar, ainda mais se a sua ideia for a de cobrar pelos anúncios ou por uma porcentagem da venda.

Como escolher nicho para site de compra e venda

O primeiro passo para escolher o melhor nicho para apostar em um site de classificados é conferir como está a concorrência, o que oferece os classificados virtuais mais conhecidos da internet, como eles negociam com clientes, etc. Mas também é importante sondar os concorrentes menores, menos populares, inclusive, que atuam no mesmo nicho que você deseja investir.

O segundo passo é definir o seu público alvo. Por mais que você tenha grandes planos para o seu empreendimento virtual pode ser mais adequado começar atendendo internautas que residam em um espaço geográfico restrito. Lembre-se que além de ser atrativo para os vendedores o seu site deve chegar até os possíveis compradores. Conforme os produtos anunciados ambos devem morar em cidades pelo menos próximas.

Depois de definir o que o seu site vai vender e onde está o seu público alvo chega a hora de buscar pela plataforma com o melhor custo benefício, ou seja, que seja financeiramente viável e disponha dos recursos que você precisa. É importante lembrar que esses passos devem ser seguidos relativamente juntos e não começar o próximo apenas quando o anterior estiver concluído.

A questão é que o seu projeto de site de compra e venda deve ser pensado como um todo, inclusive, o passo seguinte, que consiste em usar as mídias sociais para divulgar o seu classificado virtual. Pode ser até mesmo válido divulgar o seu site usando as formas tradicionais de publicidade, como folders e o famoso boca a boca.

LEAVE A REPLY