Como Avaliar Uma Loja Virtual

Como Avaliar Uma Loja Virtual

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Os que entendem de confecção analisam a qualidade de uma peça de vestuário observando o avesso (trajetória das costuras, arremate sem fios soltos, qualidade do aviamento etc.). Usando esta prática, faremos analogia com algumas características das lojas virtuais, que vão além de seu visual e navegabilidade.

Todas as lojas virtuais perseguem a facilidade de pagamento, porém poucas delas permitem a compra com mais de um cartão. Mais raro ainda é permitir a combinação de cartões de crédito e vales. Quando um cliente faz uma compra numa loja física e o cartão de crédito não “passa”, o vendedor sempre sugere outra forma de pagamento para não perder a venda. Em boas lojas virtuais, se o saldo do cartão for insuficiente, o cliente é convidado a alterar o meio de pagamento sem que tenha necessidade de registrar novamente o pedido.

Frete e o Prazo de Entrega na Loja Virtual

O frete a pagar, ao lado do prazo de entrega e preço, é um dos fatores decisivos para a captura de pedidos na loja virtual.. Para tanto, todas as tabelas de frete de todas as transportadoras têm que estar disponíveis para serem consultadas no momento de fechamento do pedido. Não dispor desta informação implica arbitrar o valor do frete e do prazo de entrega.  O descumprimento deste prazo é uma das maiores causas de perda de clientes. O processo de atendimento de um pedido normal tem pouca complexidade, porém, o grande problema são os fluxos alternativos. Mas é simples notar se a loja virtual tem domínio dos estágios pelos quais os pedidos passam em suas trajetórias.Basta consultar “meus pedidos” no site e emails recebidos, além da prontidão destas informações.

O parcelamento da entrega, por exemplo, deve ser consentido pelo cliente. As boas lojas virtuais, em caso de parcelamento da entrega, entram em contato com o cliente por meio do SAC para obter anuência.
É Importante saber que o atraso de entrega é considerado descumprimento de contrato. A pontualidade representa que a loja virtual é organizada. Esta maturidade operacional, diretamente relacionada ao back-office, distingue as lojas virtuais. E mais: quando uma loja envia email parabenizando o cliente pela compra tão logo a mercadoria seja por ele recebida, pode-se afirmar que a loja dispõe de uma estrutura de controle logístico de alta qualidade.

Devolução e Estorno do Pagamento na Loja Virtual

O crédito devido à devolução ou cancelamento de um pedido deve ser feito em até sete dias após a solicitação. O mercado trabalha com o prazo de sete dias entre a solicitação e o crédito ou estorno efetivo. Mais do que isso deve ser considerado um abuso.
A devolução é o processo mais complexo da logística e o que mais irrita o cliente. Por esta razão, tal processo se constitui num dos melhores indicadores da qualidade da loja. É um fator distintivo de valor informar o cliente sobre os trâmites legais e prazo da operação reversa. A loja que consegue rastrear integralmente as devoluções em curso encontra-se num estágio extremamente alto de domínio de seus processos.

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