title="eCommerce


Índice de Artigos > O Que é e-Procurement


O QUE É e-PROCUREMENT

Eng, Adolfo Reis Saviolli

Definição de e-procurement. Principais utilizações do e-procurement. Os diferentes tipos de e-procurement. conclusão.

E-Procurement é compra de bens e serviços, por meio da Internet sendo que o e-procurement pode ser implementado através de um processo manual ou usando um software de gestão do tipo ferramenta de ERP. 

Principais utilizações de e-Procurement

O e-procurement representa uma parte vital da gestão da cadeia de distribuição tendo em vista que a compra de suprimentos e matérias primas pode se tornar uma “pedra no sapato” para empresas que trabalham com manufatura.  Sem um fluxo regular e confiável de matéria-prima o processo produtivo pode entrar em colapso com atraso na produção e entrega, devolução de mercadorias, entre outras dificuldades. Dessa forma, é necessário a certeza de que o e-procurement de uma empresa seja o mais eficiente e confiável possível.  Também nas situações nas quais as ordens de compras não estão sendo realizadas no tempo adequado e as datas de envio e entrega não seguem os padrões de eficiência aceitáveis, o e-procurement pode ser uma ferramenta fundamental para o aprimoramento da logística na empresa.

Diferentes tipos de e-Procurement

  • Web-based ERP (Entrerprise Resource Planning).  Soluções ERP de empresas tais como SAP, AG, ORACLE, entre outras, elaboradas para otimizar o planejamento de recursos de uma empresa. Em termos de processo de manufatura, elas podem gerar o agendamento de compras visando um ciclo ideal de produção;
  • e-Sourcing. Trata-se do uso da Internet para a identificação de novos fornecedores. Também conhecido como leilão reverso, o e-sourcing é o método pelo qual as empresas podem utilizar o seu processo de compra online com o objetivo de contatar um número maior de fornecedores do que seria possível no canal tradicional.  O maior benefício do e-sourcing é a competição entre os fornecedores que dão lances acompanhados do detalhamento do serviço que se comprometem a executar. Aos compradores cabe a tarefa de selecionar a melhor oferta.
  • e-Informing. O e-Procurement pode ser utilizado para a simples missão de trocar informações de compras entre vendedores e compradores. O uso da tecnologia da Internet, como o email, em substituição aos tradicionais métodos de comunicação pode facilitar imensamente o processo de montagem de um banco de dados de fornecedores.    

Conclusão

O e-procurement oferece duas vantagens principais; a primeira é a automação dos processos relacionados a produção de bens e serviços. Ao automatizar as ordens de compra, a empresa pode se assegurar que as ordens são expedidas sem atrasos e seguindo o calendário de produção.  Além disso, o e-procurement pode ser uma valiosa ferramenta na busca por novos fornecedores de bens e serviços, diminuindo gastos com material decorrentes da maior competição entre os fornecedores.

. Indique este artigo!

 




eCommerce - Copyright 2001 - 2008 - Todos os direitos reservados.