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O que é o Google Adwords / Como funciona o Google Adwords / Principais benefícios do Google Adwords / Como anunciar no Google Adwords.


O que é e como funciona o Google Adwords Tenho certeza que ao fazer uma busca no Google, você já reparou que surgem alguns resultados com um pequeno símbolo indicado que são anúncios. Pois é. Estes resultados, fazem parte do que é chamado de busca paga. Para deixar claro, esses anúncios são pagos por empresas ao Google para que possam vir a aparecer seguindo algum tipo de palavra ou termo que um indivíduo tenha buscado. Isso é algo diferente da busca orgânica, já que o anúncio só surge a partir de uma série de fatores forem cumpridos no algoritmo de buscas que gerencia o Google Adwords.

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O Adwords é o programa de publicação de anúncios do Google. Por meio do Google Adwords, qualquer anunciante pode publicar anuncios do tipo links patrocinados e atingir milhões de pessoas na Internet.

O que é o Google Adwords

De forma simplificada, o Google Adwords é o instrumento do Google voltado para a publicidade. É a partir deste dispositivo que se torna possível gerenciar e configurar qualquer tipo de anúncio. Por ali, também é possível delimitar uma série de requisitos que indicará para quem seu anúncio será exibido, como idade, sexo, região geográfica, escolaridade, entre outros.

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Os anúncios do Google Adwords são exibidos através de palavras-chaves, que serão encontradas por meio de robôs de buscas que encaixarão a relevância da busca do usuário para aquele anúncio em particular. Essa relevância também pode ser determinada pela quantia que o cliente paga (se paga mais ou menos para ser exibido para um grupo específico de indivíduos) e o volume de buscas (para quantas pessoas deve aparecer). Desse modo, quanto maior for o volume de buscas que coincidam com a sua palavra-chave, maior será a chance de que seu anúncio venha a ocupar a primeira posição entre as buscas mais feitas.

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Como funciona o Google Adwords

O sistema de publicação e gerenciamento de anúncios do Google engloba o Google Adwords , os resultados de busca do Google e o AdSense, da seguinte forma:

– Google Adwords. Sistema no qual os anunciantes inserem os anúncios que desejam ver publicados nos resultados de busca do Google e também na rede de parceiros do Google Adsense. Para a publicação o anunciante pagará um valor por clique que varia de acordo com a concorrência pela palavra-chave escolhida.

– Anúncios no resultado de busca do Google. De acordo com a palava-chave digitada pelo usuário na busca, o Google Adwords localiza em seu estoque os anúncios com conteúdo relacionado àquela palavra-chave e os publica no página de resultado de busca.

– Anúncios na rede de parceiros do Google Adwords – Adsense.O sistema localiza na rede de parceiros AdSense um site ou blog cujo conteúdo seja relacionado ao produto que está sendo anunciado. O Google cede ao site parceiro o direito de utilizar a tecnologia de gerenciamento de anuncios AdSense e paga um percentual do valor do clique ao editor do site parceiro. O site eCommerceOrg é parceiro do sistema Google Adwords. Veja exemplos reais de anúncios gerados pelo Adwords e publicados pelo AdSense no topo e no rodapé desta página.

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Principais benefícios do Google Adwords

Agilidade. Com um cartão de crédito e noções sobre o funcionamento do Google Adwords pode-se iniciar uma campanha de alcance nacional em minutos.

Conhecimento. Anuncios no Google Adwords geram um grande volume de dados sobre o mercado e o comportamento do consumidor que são de grande valor para o empreendedor.

Controle total de custos. A tecnologia Google Adwords permite ao empreendedor um controle total sobre  o desempenho dos anúncios, os custos e as receitas obtidas, facilitando muito a tomada de decisões.

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Qualidade, leilão e relevância

Qualidade, leilão e relevância são três pontos fundamentais que podem possibilitar que seu anúncio chegue ao topo das buscas. Todos os anúncios são cobrados de acordo com a quantidade de cliques que eles recebam ao longo do tempo que fiquem expostos. Cabe a você, o cliente, definir quanto deseja pagar por cada clique.

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Essa é a ferramenta conhecida como lance, que é chamado pelo Google como modelo de pagamento de leilão. Assim, quando se cria um anúncio de um produto ou de uma empresa, é possível definir qual será o lance inicial da campanha. Cada passo que deve ser cumprido para que o anúncio seja veiculado corretamente são explicados detalhadamente pelo Google Adwords. Não há o que se preocupar.

Como explicado no tópico anterior, a palavra-chave é aquela frase ou palavra que irá definir se seu anúncio aparece ou não para cada indivíduo. É a partir dela que o Google irá determinar a relevância do seu anúncio para a busca específica daquele sujeito. Além disso, outro ponto importante de salientar, é o fato de que o Google também faz uma avaliação da qualidade da propaganda feita. Ele atribui notas que vão de dez, o máximo, até zero, o mínimo. Entre os pontos que fazem uma propaganda ter uma nota alta estão a taxa de cliques, a qualidade da página para qual a audiência foidirecionada após o anúncio e a importância do anúncio em relação a frase ou a palavra chave.

Como criar uma campanha no Google Adwords

Para criar uma campanha, é necessário que você siga alguns passos. Entre os primeiros, está a necessidade de criar uma conta no Google Adwords. Quando este passo for concluído, é necessário clicar em “começar agora”. Após isso, é preciso preencher o seu endereço de email e colocar o site da empresa que está fazendo a campanha (todos estes campos estão relacionados). Se sua empresa já tiver uma conta no Google (um email, por exemplo), é possível fazer login de forma mais imediata usando os mesmos dados.

Com isso, os anúncios serão expostos em determinada região previamente escolhida, com a cobrança ocorrendo de acordo com a moeda do país de quem a contratou (aqui, por exemplo, seria o real). Para fazer isso, é preciso apenar confirmar a opção da propaganda e escolher a forma de pagamento que melhor se encaixar com a sua empresa, podendo ser cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Após isso, é só inserir os dados para que seja possível emitir sua nota fiscal.

Configurando sua campanha

Para publicar uma campanha de sucesso, é necessário ter em mente alguns pontos. O primeiro é saber claramente qual é o seu objetivo. Então, projete qual é o tipo de retorno que você espera obter com este anúncio. Esse retorno pode vir de várias formas, como divulgação de um conteúdo, venda de um produto, novos cadastros no seu formulário de contato ou até mesmo mais visitas para o seu site.

Decidido qual é o objetivo da sua campanha, defina o que irá fazer parte do seu anúncio. Você quer vender um produto? Que tipo de produto? Ou quer divulgar um conteúdo? Qual? Além disso, não esqueça de considerar sempre o ponto de vista do cliente, considerando o que irá poder garantir uma boa experiência e atrair a sua atenção.

Feito mais essa etapa, se concentre nas palavras-chave. Imagine a forma pela qual o seu consumidor irá fazer uma busca online pela sua empresa. Para tanto, verifique o volume de buscas que essas palavras estão gerando no próprio Google, através da ferramenta Keyword Planner. Após isso, é só escolher as palavras que tenham o menor custo e o maior alcance.

 

Inicie seu anúncio do Google Adwords

Tendo as palavras-chave, clique na aba “campanha” e escolha o item “criar sua primeira campanha”. Após isso, é só configurar qual é o tipo da campanha, dar um nome para ela, definir o idioma, dados demográficos e informar o valor do lance por cada busca – também é possível escolher o “lance automático”, em que o Google determina o orçamento diário adequado para a campanha. Salve a configuração escolhida e pronto.

Em resumo

  • Cadastrar-se no Google Adwords.  Basta preencher um cadastro com os dados do site e do responsável na página do Google Adwords.
  • Escolher palavras-chave associadas ao seu produto. O Google Adwords oferece uma preciosa ferramenta que localiza palavras-chave associadas aos produtos oferecidos e mostra a demanda e o custo de cada uma de forma a facilitar a escolha da melhor opção

  • Criar os anúncios. O programa gerará um código que você irá inserir no código fonte da página. PRONTO! Os anúncios já estarão aparecendo e você começa a gerar receitas com o seu site.

  • Gerenciar o programa Adwords. O programa oferece inúmeros recursos para acompanhamento da visitação, cliques, desempenho dos anuncios através de inúmeros relatórios e receitas geradas

  • Último passoAgora que você já entendeu bem como funciona o Google Adwords, só falta um pequeno passo: integre seu Adwords ao Google Analytics. Se você não sabe, está é uma excelente ferramenta que permite monitorar tudo o que aconteceu com a sua campanha, exibido todos os resultados de visitas que foram a sua página, além de vendas que o anúncio gerou e cadastros. É pelo Analytics que você pode mensurar seus resultados, além de ter uma noção mais clara de quantas pessoas foram a sua página por causa do anúncio. Também é possível dividir essas informações por idade, sexo e região. Enfim, são inúmeras oportunidades para que você faça uma propaganda mais adequada para o seu negócio. Experimente!

Outras dicas:

 

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